Comitê de Ética em Pesquisa

Participante/ Coparticipante

Definições do Manual da Plataforma Brasil:

- Instituição Participante: caracteriza uma extensão do Centro Coordenador (Instituição Proponente), ou seja, a pesquisa acontece integral e simultaneamente ao Centro Coordenador. Nesta tem-se um pesquisador responsável específico diferente do Centro Coordenador, o qual deve submeter à pesquisa.

- Instituição Coparticipante: compreende-se aquela na qual haverá o desenvolvimento de alguma etapa da pesquisa. Esta é, portanto, uma instituição que participará do projeto, tal qual a proponente, apesar de não o ter proposto. O Pesquisador Responsável por este estudo será sempre o mesmo da Instituição Proponente.

Esclarecemos que, os CEPs das instituições cadastradas como Centros Participantes/ Coparticipantes podem emitir pendências para ajustes locais do protocolo de pesquisa. Caso as modificações a serem realizadas alterem substancialmente o protocolo de pesquisa em etapas que não serão realizadas em suas instituições e/ou o pesquisador responsável não concorde com as alterações, cabe ao pesquisador analisar se é pertinente a manutenção destas instituições no projeto de pesquisa e cabe às instituições aprovar ou não a realização do projeto. Ressalta-se que as modificações realizadas para os centros participantes só têm validade e aplicabilidade para o centro participante que emitiu as pendências.

© 2013 - 2022 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Botucatu, n.º 740 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023-900

Contato: (11) 5571-1062 ou (11) 5539-7162 | E-mail: cep@unifesp.br