Comitê de Ética em Pesquisa

Projetos que envolvem seres humanos - Biomédicas

"O Comitê de Ética em Pesquisa não analisa projetos já iniciados (NORMA OPERACIONAL CNS No. 001/2013)."

“Lamentamos informar que, por conta do volume de projetos recebidos e restrição de recursos humanos, estamos com tempo de análise superior a 60 dias para a primeira análise do projeto.”

Orientações e documentos obrigatórios para submissão de projetos na Plataforma Brasil

O cadastro do projeto na Plataforma Brasil também deve ser feito no login do(a) Professor(a) Orientador(a), o aluno deve ser incluído na Plataforma Brasil como assistente de pesquisa.

- Caso no projeto exista material biológico será necessário incluir maiores informações na metodologia do projeto e no TCLE. Clique aqui para ver informações detalhadas sobre o biorrepositório.

- Não esqueça de informar, no formulário de informações básicas da Plataforma Brasil, os riscos para os participantes (conforme orientação da CONEP, qualquer pesquisa com seres humanos pode causar algum risco, por mínimo que seja), e os benefícios da sua pesquisa.

- Pesquisas de Relato de Caso devem ser submetidos na Plataforma Brasil para análise pelo CEP/Unifesp (Carta Circular nº 166/2018-CONEP/SECNS/MS166/2018-CONEP/SECNS/MS). Clique aqui ver vídeo publicado pela Conep com orientações para pesquisas envolvendo relato de caso). Acesse aqui o modelo de TCLE disponível pelo CEP para relato de caso.

Caso ainda existam dúvidas sobre a submissão de projetos ou algum dos documentos listados acima, entrar em contato com o CEP Unifesp (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).  Quando enviar e-mail para o CEP Unifesp inclua na mensagem o título da pesquisa, nome completo do pesquisador responsável e número CAAE (se tiver).

Projetos de pesquisa que contem patrocínio financeiro ou doação de insumos, equipamentos ou outros materiais, de empresas privadas, solicitamos que entre em contato com o CEP para maiores informações pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.