Comitê de Ética em Pesquisa

Troca de pesquisador principal

A solicitação de alteração de pesquisador/a/e responsável acontece nos seguintes casos:

A - O/A/E pesquisador/a/e que, por algum motivo (exemplo: demissão, saúde, falta de recursos, etc.), não poderá mais ser responsável pelo estudo;
B - O CEP-Unifesp que tenha ciência da necessidade de alteração, tendo como justificativa comprovada a demissão ou falecimento do/a/e pesquisador/a/e responsável.

 

Instruções para a troca de pesquisador principal na Plataforma Brasil:

1) Na Plataforma Brasil o/a/e atual pesquisador/a/e responsável, após realizar o login, deverá clicar no ícone: CADASTRO (que fica na parte superior da tela), ao passar o mouse irá abrir a opção: "Solicitação de Alteração de Pesquisador Responsável", selecionar essa opção e depois clicar em: "Adicionar Nova Solicitação". Para maiores informações consulte o Manual da Plataforma Brasil.

2) Preencher a carta de solicitação de troca de pesquisador/a/e. A carta deverá conter o motivo pelo qual os/as/es pesquisadores/as solicitam a troca de pesquisador. Esta carta deverá ser assinada por ambos os/as/es pesquisadores/as (o/a/e pesquisador/a/e atual e o/a/e pesquisador/a/e que receberá o projeto) Utilize este modelo de documento para solicitar a troca do(a) pesquisador(a) responsável.

3) Feito isso, clique em: Buscar projeto, você pode buscar o projeto pelo título ou inserindo o número CAAE, preencha o formulário na tela e depois anexe a carta assinada.

- Ressaltamos que ambos os/as/es pesquisadores/as devem assinar este documento, além do/a responsável por autorizar a pesquisa na instituição (exemplo: chefe/a de departamento, diretor/a/e de campus onde o/a/e novo/a/e pesquisador/a/e está lotado/a/e). Solicitações enviadas sem as assinaturas NÃO serão validadas.

- Só serão autorizadas a troca de pesquisador/a/e de projetos que estejam com os relatórios (semestrais e anuais) enviados e aprovados, e com o cronograma cadastrado na Plataforma Brasil em vigência.

- Lembramos que a troca de pesquisadores/as no CEP-Unifesp é feita somente para projetos aprovados.

- Após aprovação da troca de pesquisador/a/e pelo CEP-Unifesp, o/a/e novo/a/e pesquisador/a/e responsável deve, obrigatoriamente, submeter uma emenda ao projeto, indicando nessa emenda as repercussões desta troca sobre a execução do referido protocolo de pesquisa. Nesta emenda deverá ser enviada nova Folha de Rosto, nova versão do TCLE/Registro de Consentimento/TALE (sugerimos que utilizem os modelos disponíveis em nosso site: https://cep.unifesp.br/modelos), nova versão do PROJETO de pesquisa, nova versão do CRONOGRAMA (se houver alteração no período de execução deste projeto) e os demais documentos submetidos inicialmente assinadas pelo/a/e pesquisador/a/e responsável e pela pessoa responsável por autorizar a realização da pesquisa na instituição. Aproveitamos para lembrá-los que para emendas há necessidade de destacar as mudanças nos documentos enviados.

Após a aprovação, o documento que comprova a troca do Pesquisador estará disponível na Plataforma Brasil, na pasta Documentos do Projeto - Declaração de Concordância

© 2013 - 2022 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Botucatu, n.º 740 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023-900

Contato: (11) 5571-1062 ou (11) 5539-7162 | E-mail: cep@unifesp.br